O Processo Seletivo para o Programa de Bolsas é composto por quatro etapas:
Divulgamos nossos processos seletivos em escolas da rede pública e em mídias sociais e recebemos inscrições neste website.
Através do fácil acesso a professores e diretores de escolas da rede pública, recebemos indicações de jovens promissores de suas escolas, mas ainda despercebidos.
Monitoramos resultados e notícias sobre diversas olimpíadas de conhecimentos e realizamos também buscas mais abrangentes para alcançar jovens com experiências distintas, mas com o perfil desejado.
Ter, no máximo, dezessete anos completos no momento de sua inscrição e estar cursando, no máximo, o 9º ano do Ensino Fundamental, também no momento de sua inscrição.
Nunca ter repetido um ano escolar, ter se destacado em respeitadas olímpiadas de conhecimento e/ou ter demonstrado, de outras formas, grande capacidade intelectual.
Viver com renda familiar per capita de até 1 salário mínimo e meio, e ter condições comprovadas de moradia na cidade onde se localiza a instituição de ensino em que irá estudar.
Provas de Matemática, de Português e de Redação.
Testes elaborados pela coordenação pedagógica da Primeira Chance com o objetivo de avaliar o atual nível acadêmico do candidato e seu potencial de aprendizagem.
Com o objetivo de conhecer melhor o candidato e sua trajetória, entender suas motivações e o que a oportunidade de melhores condições de estudo pode lhe representar, entender suas metas e se vão ao encontro do objetivo da Primeira Chance.
Procuramos conhecer o responsável legal e seu relacionamento com o candidato, conhecer que tipo de suporte o candidato tem atualmente e quais esforços o responsável estaria disposto a fazer para viabilizar a mudança de escola, entender o que representa essa oportunidade para o responsável e quais seriam seus planos para o candidato.